Com o avanço da tecnologia surgiu um componente muito importante no quesito segurança: a chave codificada. Mas como funciona?
Dentro da chave existe um chip (transponder) que emite um sinal ao girar a chave de ignição. O módulo do imobilizador que fica geralmente próximo ao cilindro de ignição recebe esse sinal e manda para o módulo de injeção (ECM). Se o sinal for reconhecido pelo ECM esse autoriza o funcionamento do motor. Caso o sinal não seja reconhecido o motor tem partida mas não funciona. A chave descodifica? Não. Pode-se ter algum problema no transpoder mas uma vez codificada a mesma não perde sua identificação pois o chip é auto alimentado não dependendo de bateria pra funcionar. Aconselha-se ter sempre uma chave reserva codificada para casos de emergência pois se por algum motivo o transponder não for reconhecido você fica sem possibilidade de funcionar o veículo. Sem chave reserva o carro só sai de lá rebocado. A chave codificada é até hoje a maior invenção no que diz respeito a segurança pois não tem como "enganar" o sistema. Importante: para se ter acesso à codificação é necessário ter um código que é fornecido individualmente para cada veículo. Geralmente esse código está num cartão que vem junto com o manual do proprietário.





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